PSICOLOGIA CLÍNICA

Acompanhamento ao Senior

Diana Tavares

Fundadora da Ativo em Casa®, destinada ao desenvolvimento de uma intervenção focada na promoção do envelhecimento ativo e positivo da população portuguesa, através do desenvolvimento de atividades junto dos seniores, dos seus cuidadores diretos ou indiretos, e da comunidade em geral.
Psicóloga Clinica, com formações complementares e pós graduações na área do Envelhecimento, Psicologia Positiva, Neuropsicologia e Psicologia Sistémica (familiar e comunitária).
Desenvolve sessões de Acompanhamento Psicológico e Cognitivo para os seniores, tanto no gabinete da Biuti Alvalade como no domicílio dos clientes.

Acompanhamento Psicológico – Específico para o sénior em fase de mudança na sua vida (como transição para a reforma; com necessidade de apoio para fazer um luto ou redefinição do significado e objetivos para a sua vida).
Neste tipo de acompanhamento está previsto o recurso a abordagens de Terapia Breve Orientada para as Soluções e das Terapias Narrativas, com metodologias integradas da Psicologia Positiva. O recurso a estas metodologias permite não só a promoção do bem-estar do cliente, como a resolução dos seus problemas através da descoberta de soluções e exceções ao mesmo. As terapias narrativas permitem a tomada de consciência da história do passado para construção da história do futuro.
As sessões de acompanhamento psicológico iniciam com uma sessão de apresentação onde é construído o genograma familiar, a historia clinica, e história de vida do cliente. Podem também ser aplicados testes de avaliação psicológica no início da intervenção.

Acompanhamento Cognitivo – Direcionado a seniores com situações cognitivas incapacitantes (como Demências e AVC´s). Este acompanhamento foca-se não só no sénior como em todo o seu meio envolvente. Com o Acompanhamento Cognitivo, pretende-se fomentar uma maior qualidade e satisfação com a vida independentemente da condição física e cognitiva do sénior, através do destaque nas suas potencialidades.
Neste tipo de acompanhamento prevê-se o recurso a metodologias da neuropsicologia, objetivando desta forma uma intervenção ao nível da Estimulação Cognitiva, Treino Cognitivo e Reabilitação Cognitiva, de acordo com as necessidades previamente avaliadas. Pretende-se também recorrer a metodologias da Psicologia Positiva e Psicologia Sistémica para desenvolver uma intervenção que implique também cuidadores e todo o sistema envolvente do cliente.
A intervenção cognitiva inicia, com uma sessão de apresentação onde é construído o genograma familiar, a historia clinica, e história de vida do cliente. É também realizada uma avaliação cognitiva e desenvolvido um relatório de intervenção baseado nos resultados da avaliação.

+351 218 066 495
+351 969 114 700