loader


Joana Pina

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de perturbações que comprometam a comunicação não-verbal, a comunicação verbal (linguagem - oral e escrita -, articulação, fluência e voz), assim como alterações relacionadas com funções auditivas, cognitivas, oro-musculares e funções associadas (reflexos orais, mastigação, deglutição, motricidade oro-facial e respiração).

A intervenção de um Terapeuta da Fala pode começar nos bebés recém nascidos, nos serviços neonatais, quando há dificuldades de sucção, deglutição ou qualquer impedimento de alimentação pela via oral, até à população mais envelhecida com alterações neurológicas consequentes de Acidentes Vasculares Cerebrais, demências ou naturais da idade.

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz, estagiou em diversos hospitais, clínicas e colégios da zona de Lisboa, Vale do Tejo, Mafra e Albufeira.

Desenvolveu investigação na área da Perturbação Vocal, no que diz respeito à agradabilidade de vozes patológicas, sendo a mesma apresentada no XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

Desde 2011 é colaboradora de grupo de criação de material e instrumentos de intervenção para Terapeutas da Fala, Educadores e Professores.

Intervém em todas as grandes áreas da Terapia da Fala (Linguagem, Articulação, MOF e Voz), especializando-se mais na vertente pediátrica.